Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

sábado, 31 de maio de 2008

VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA À SANTA ISABEL


Mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do Vosso Ventre


Com a festa da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel encerra-se o mês de maio, dedicado especialmente à devoção mariana. Em muitas igrejas e comunidades faz-se a coroação da imagem de Nossa Senhora, como expressão do carinho que o povo dedica Àquela que foi agraciada por Deus, como a “bendita entre todas as mulheres”.
O povo, na sensibilidade de sua fé, reconhece em Maria a “Mãe do meu Senhor”, exatamente como Isabel, no Evangelho; e também vê nela a “Mãe nossa”, como Jesus disse: “filho eis tua mãe”.


Nossa Senhora da Visitação

Maio é o mês dedicado à particular devoção de Nossa Senhora. A Igreja o encerra com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel, que simboliza o cumprimento dos tempos. Antes ocorria em 02 de julho, data do regresso de Maria, uma semana depois do nascimento e do rito da imposição do nome de São João Batista. A referência mais antiga da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. Em 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa, pois a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma. A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho em sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta genitora do precursor do Messias Salvador. O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou a oração da Ave Maria e o cântico do "Magnificat", rezados e entoados por toda a cristandade aos longos destes mais de dois milênios. Desde 1412, Nossa Senhora da Visitação é festejada especialmente pelos italianos da Sicília, como a Padroeira da cidade da Enna. Mas nem todo o mundo cristão celebrava esta veneração, por isto foi confirmada no sínodo de Basiléia em 1441. Os portugueses sempre a celebraram com muita pompa, porque rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação a Padroeira da Casa de Misericórdia de Lisboa, e de todas as outras do reino. Foi assim que este culto chegou ao Brasil Colônia, primeiro na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, depois se disseminou por todo território brasileiro. Antigamente os fieis faziam uma enorme procissão até os Hospitais da Misericórdia para levar conforto aos enfermos e suas doações às instituições. Hoje, as paróquias enviam as doações recolhidas com antecedência, para as Pastorais dos enfermos, que atuam com os voluntários junto às Casas de Saúde mais deficitárias. Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao visitar a santa prima levando sua amizade e ajuda quando mais precisava. Em 1978, a Madre Maria Vincenza Minet foi chamada pelo Senhor para fundar uma congregação de religiosa sob o carisma de Nossa Senhora da Visitação. Com o apoio do Bispo de Assis, nesta cidade da Itália nasceu as Servas da Visitação em 1978, para abrirem missões a fim de atender as necessidades dos mais pobres e marginalizados em todos os continentes. Hoje, além da Itália, atuam na Polônia, Filipinas, África e Brasil.

Fontes: Paulinas e CNBB

P5 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY

PUBLICADO O PROGRAMA DA VIAGEM DO PAPA À AUSTRÁLIA


Cidade do Vaticano, 30 mai (RV)

- Foi publicado nesta sexta-feira, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o programa da 9ª Viagem Apostólica Internacional de Bento XVI a Sydney, na Austrália, por ocasião do 23° Dia Mundial da Juventude, que se realizará de 15 a 20 de julho próximo.

* Bento XVI partirá de Roma no dia 12 de julho às 10 horas locais do aeroporto Leonardo da Vinci e chegará ao aeroporto militar de Darwin na manhã do dia 13. O Papa seguirá para Richmond, localizada a 60 km de Sydney, onde passará um período de descanso até o dia 17.

* No dia 17, pela manhã, se realizará a Cerimônia oficial de boas-vindas ao Papa na ‘Government House’ de Sydney. Na parte da tarde o Santo Padre assistirá a uma apresentação de danças tradicionais por parte dos aborígenes e depois será acolhido pelos jovens, em clima de festa, no Barangaroo East Darling Harbour.

* No dia 18 o Papa se encontrará com as autoridades do estado de New South Wales e da cidade de Sydney, participará do encontro ecumênico na Catedral de Sydney, se encontrará com representantes de outras religiões e com um grupo de jovens deficientes.

* No sábado, dia 19, o Papa celebrará a Santa Missa junto com os bispos australianos, seminaristas e noviços, e à noite iniciará a grande Vigília com os jovens no hipódromo de Randwick, em Sydney.

* No domingo, dia 20, o Papa presidirá nesse hipódromo, a Santa Missa por ocasião do 23° DMJ e à tarde se encontrará com os benfeitores e organizadores do evento.

* No dia 21 o Papa saudará os voluntários do DMJ na Catedral de Sydney e depois voltará para Roma.

Fonte:RV

VEJA DEMAIS POSTAGENS: P1, P2, P3 e P4

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - NOVA PÁGINA

Clique na Imagem

sexta-feira, 30 de maio de 2008

NOTA DA CNBB SOBRE EMBRIÕES HUMANOS PARA PESQUISA

EMBRIÕES HUMANOS PARA PESQUISA: NOTA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL SOBRE DECISÃO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Brasília, 30 mai (RV) - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou a validade constitucional do artigo 5o da Lei de Biossegurança, de 2005, que permite aos pesquisadores usarem, em pesquisas científicas e terapêuticas, os embriões criados a partir da fecundação in vitro e que estão congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização.

A decisão do STF – diz a nota assinada pela presidência da CNBB - revelou uma grande divergência sobre a questão em julgamento, o que mostra que há ministros do Supremo que, nesse caso, têm posições éticas semelhantes à da CNBB. Portanto, não se trata de uma questão religiosa, mas de promoção e defesa da vida humana, desde a fecundação, em qualquer circunstância em que esta se encontra.

Segundo os bispos, reconhecer que o embrião é um ser humano desde o início do seu ciclo vital significa também constatar a sua extrema vulnerabilidade que exige o empenho em defesa de quem é fraco, uma atenção que deve ser garantida pela conduta ética dos cientistas e dos médicos, e de uma oportuna legislação nacional e internacional.

Sendo uma vida humana, o embrião humano tem direito à proteção do Estado – diz ainda a nota, segundo a qual a circunstância de estar in vitro ou no útero materno não diminui e nem aumenta esse direito. É lamentável que o STF não tenha confirmado esse direito cristalino, permitindo que vidas humanas em estado embrionário sejam ceifadas.

Segundo pondera a CNBB, as células-tronco embrionárias não são o remédio para a cura de todos os males. Os bispos afirmam que a alternativa mais viável para essas pesquisas científicas é a utilização de células-tronco adultas, retiradas do próprio paciente.

Os bispos do Brasil reafirmam que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade: todo comportamento que possa constituir uma ameaça ou uma ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, primeiro de todos o direito à vida, é considerado gravemente imoral. A CNBB - conclui a nota - continuará o trabalho em favor da vida, desde a concepção até o seu declínio natural. (PL)

HOJE COMEMORAMOS: SANTA JOANA D'ARC

Santa Joana d'Arc - Santa Guerreira - PADROEIRA DA FRANÇA

Comemoração: 30 de maio


Heroína francesa, nascida na pequena aldeia de Domrémy, em 6 de janeiro de 1412 , morreu em Rouen, a 30 de maio de 1431. Era uma simples aldeã, filha de camponeses, que se dizia inspirada por Deus para realizar a grande empresa de expulsar os ingleses que ocupavam a maior parte do território de sua pátria. Aos catorze anos, passou a ouvir vozes celestiais, acreditando que o arcanjo São Miguel, além de santa Catarina e santa Margarida, com ela confabulavam. Suas numerosas visões indicavam-lhe a missão que veio a realizar. Quando as lutas entre franceses e ingleses se aproximaram do Barrois, a exaltação da camponesa tornou-se mais intensa, e não pôde retardar por mais tempo o cumprimento das ordens sobrenaturais.
Partiu de sua aldeia e obteve de Robert de Baudricourt, capitão da guarnição de Vaucouleurs, uma escolta para guiá-la até Chinon, onde se achava Carlos VII, rei de França, então escarnecido como 'rei de Bourges', pelo seu reduzido domínio territorial. O país estava quase todo nas mãos dos ingleses. Os habitantes da Borgonha, seus aliados, com a cumplicidade de Isabel da Baviera, entregaram a nação ao domínio britânico, pelo tratado de Troyes. Inspirada por extraordinário patriotismo, procurou Joana o rei Carlos Vll e comunicou-lhe a insólita missão que recebera de Deus. Nesse encontro de março de 1428, assombrou a todos a segurança com que se dirigiu ao rei, que lhe entregou o comando de um pequeno exército, para socorrer Orléans, então sitiada pelos ingleses. A caminho, diante da atitude heróica da humilde camponesa, as tropas se avolumaram.
Chegando a Orléans, Joana intimou o inimigo a render-se. O entusiasmo dos combatentes franceses, estimulado pela estranha figura da aldeã-soldado, fez com que os ingleses levantassem o sítio da cidade. Em lembrança desse feito glorioso Joana d'Arc foi cognominada a 'Virgem de Orléans' (Pucelle d'Orléans). O êxito aumentou o prestígio da camponesa, inclusive entre o exército inimigo, e despertou a crença em seu poder sobrenatural. Realmente a coragem dessa heroína realizou o desejado milagre: ergueu o espírito abatido da França. Um sopro cívico perpassou pela nação. Nova missão, porém, ambicionava Joana d'Arc: levar o rei Carlos VII para ser sagrado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa. A sagração ocorreu a S de maio de 1429. Na tentativa que se seguiu, de retomada de Paris, a heroína foi ferida. O sangue derramado aumentou o patriotismo de seus conterrâneos. Caberia, contudo, a Joana d'Arc a palma do martírio. No ataque que empreendeu a Complègne, em maio de 1430, foi aprisionada pelos borguinhões.
Nem estes nem os ingleses quiseram executá-la sumariamente, como poderiam ter feito. Seu plano era privá-la da auréola de santa, obtendo sua condenação num tribunal espiritual. No jogo de interesses políticos que envolveu sua figura de heroína, Joana d'Arc não encontrou nenhum apoio por parte do rei. Em 14 de junho, o bispo Pierre Cauchon surgiu no acampamento de Jean de Luxemburgo, onde se encontrava a prisioneira. Ambicioso e desejando obter o bispado de Rouen, então vago, Cauchon faria tudo para agradar aos donos do poder. Joana foi vendida aos ingleses. No processo que se seguiu, e em que Cauchon foi um dos Juízes, Joana foi condenada à prisão perpétua, “ao pão da dor e à água da agonia”, fórmula empregada para entregá-la à justiça leiga. Sentenciada à morte, foi queimada viva publicamente na praça do Mercado Velho, em Rouen. O sacrifico da heroína despertou novas energias no povo francês. Carlos VII, expulsando finalmente os ingleses de Calais, foi chamado o Vitorioso. A figura de Joana foi celebrada em centenas de obras de arte e muitas obras literárias. A Igreja canonizou-a por ato do papa Bento V, em 1920.
Santa Joana d'Arc é, com Santa Teresinha, padroeira da França.

ORAÇÃO:

Concedei-me, Ó Pai a coragem e o espírito de sacrifício de vossa serva Joana D`Arc, a fim de que, pelo seu exemplo e fidelidade, seja eu também um soldado da Causa do Evangelho. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. Santa Joana D´Arc, rogai por nós.


MIANMAR : PROSSEGUIR OBRAS EM COLABORAÇÃO COM BUDISTAS

PAPA EXORTA BISPOS DE MIANMAR A PROSSEGUIR SUAS OBRAS EM COLABORAÇÃO COM BUDISTAS

Cidade do Vaticano, 30 mai (RV) - O papa recebeu esta manhã um grupo de 20 bispos de Mianmar (ex-Birmânia), que estão realizando a visita qüinqüenal ad Limina Apostolorum, para venerar os túmulos dos apóstolos e reforçar sua comunhão com o Sucessor de Pedro. A Igreja em Mianmar é conhecida e admirada por sua solidariedade com os mais pobres e necessitados, o que pôde ser comprovado após a passagem do ciclone Nargis. O papa disse estar a par dos esforços da Igreja em providenciar cobertas, alimentos, água e medicamentos para os atingidos, nestes dias tão difíceis. Bento XVI espera que os acordos recentemente alcançados para a distribuição das ajudas possibilitem a assistência necessária e o acesso às áreas carentes; garantiu que a Igreja universal está espiritualmente próxima daqueles que perderam seus entes queridos e seus únicos pertences, cujo sofrimento deve ser aliviado.Bento XVI notou com prazer o crescente número de homens e mulheres que respondem ao chamado da vida consagrada, naquela região, fazendo votos de que sua aceitação livre e radical dos princípios evangélicos possa inspirar outros a optar pela vida de castidade, pobreza e obediência. Os cursos de formação oferecidos pela Conferência dos Religiosos Católicos são uma prova de que a cooperação entre diferentes comunidades religiosas é possível, no devido respeito de seus carismas. Neste sentido, o papa estimulou a colaboração com os Budistas.Outros sinais de esperança - acrescentou o Santo Padre - são o grande número de vocações ao sacerdócio. E no dia em que se celebra a Santificação dos Sacerdotes, pede que eles possam desempenhar seus deveres com humildade, simplicidade e obediência. “Como sabem, isto requer uma formação consonante com a dignidade do ofício presbiterial. Encorajo vocês a continuar fazendo sacrifícios para garantir que os seminaristas recebam formação integral, que os prepare para ser autênticos arautos da Nova Evangelização” – disse.O papa também convidou os bispos de Mianmar a recordarem seus sacerdotes a nutrirem-se continuamente da Eucaristia, através da participação na liturgia e na contemplação silenciosa. E enalteceu seu trabalho, sempre rico de iniciativas espirituais e catequéticas, principalmente junto aos jovens. Estes programas de evangelização requerem planejamento e organização, e devem recorrer ao uso de opúsculos e material audiovisual. “Estou certo – disse o papa – que Igrejas locais de outras partes do mundo fornecerão os instrumentos necessários, quando possível”. Enfim, o Santo Padre recordou o ano jubilar dedicado a São Paulo, que a Igreja católica promove a partir do final do mês de junho: “Iluminados pelo Espírito Santo, convido-os a unirem-se a São Paulo, na certeza de que nada – nem a angústia, a perseguição e a carestia – pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor” – concluiu.

CARDEAL HUMMES ESCREVE CARTA AO CLERO

REPORTAGEM SOBRE CARTA ENVIADA AO CLERO NO DIA MUDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES



Cidade do Vaticano, 30 mai (RV) -
Hoje, 30 de maio, é o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, e para a ocasião, o Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, escreveu uma Carta para o Clero evidenciando a importância da oração como fonte do trabalho sacerdotal.

O Cardeal Hummes ressalta a importância de se dar prioridade à oração em relação à ação, porque dela “depende a incisividade da ação”. O Cardeal recorda que a missão da Igreja depende em grande medida da relação pessoal de cada um com Deus.

O Prefeito da Congregação para o Clero pede aos sacerdotes que não cedam à tentação de ver a sua missão como “um inevitável e indelegável peso, já assumido, que se deve cumprir mecanicamente, com um programa pastoral organizado e coerente”. O Cardeal lembra que o sacerdócio é “a vocação e o caminho”, apontando que a “única medida adequada, face à nossa Santa Vocação, é a radicalidade”.

“A celebração quotidiana da eucaristia - escreve - não se pode limitar ao cumprimento de uma “tarefa pastoral ou uma exigência da comunidade”, mas “pela necessidade pessoal absoluta que dela sentimos, como a única razão adequada para uma existência presbiteral completa”.

O Prefeito da Congregação do Clero termina a Carta apontando Maria como presença “imprescindível de toda a vida sacerdotal”, e recorda o apelo de João Paulo II por “um movimento de oração que ponha no centro a Adoração Eucarística contínua”.

COMUNICADORES CRISTÃOS: A VOZ PROFÉTICA NA ÁSIA

COMUNICADORES CRISTÃOS QUEREM SER VOZ PROFÉTICA NA ÁSIA

Bangcoc, 29 mai (RV) - Os comunicadores cristãos na Ásia querem continuar a exercer um "papel profético" para a paz e ser voz dos que não têm voz nem vez no Continente.Com este compromisso, concluiu-se nos dias passados em Chiang Mai, na Tailândia, a assembléia da sessão asiática da Associação Mundial da Comunicação Cristã, uma organização ecumênica criada para promover a cooperação entre comunicadores católicos, ortodoxos e protestantes."A comunicação é paz: construir comunidades que funcionem na Ásia" foi o tema da Assembléia, que contou a participação de delegados de Bangladesh, Hong Kong, Índia, Indonésia, Coréia, Mianmar, Paquistão, Filipinas e Tailândia.Ponto de partida dos debates foi a constatação dos inúmeros obstáculos econômicos, políticos, culturais e religiosos que impedem hoje a construção de comunidades de paz na Ásia, e o papel que a mídia exerce neste campo.Os participantes destacaram que os problemas que se referem mais de perto aos povos asiáticos, e que concernem precisamente à demanda de paz e de justiça, recebem atenção muito escassa da mídia comercial, que se deixam pautar por outras lógicas.Os últimos e os mais vulneráveis, entre eles especialmente as mulheres, não fazem notícia. Daí o papel crucial dos comunicadores cristãos chamados a dar voz a quem não a tem. Um compromisso que a Associação quer concretizar ainda mais com um novo projeto para uma melhor cobertura informativa do tema da pobreza. O "Project on Poverty Reporting" começará uma monitoração sistemática trienal das notícias divulgadas pela mídia nos países asiáticos, a partir da Índia. O objetivo é exatamente melhorar o nível da informação sobre estas temáticas. (PL/BF)

BENTO XVI ORIENTA COMO ENFRENTAR A DIFUNDIDA "EMERGÊNCIA EDUCATIVA"

Orientações para enfrentar difundida «emergência educativa», segundo Papa
Encontro com a Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana


Por Marta Lago

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 29 de maio de 2008 (ZENIT.org).
- Acolhida dos novos movimentos na Igreja, perfil evangelizador nos encontros de jovens, trato pessoal com eles, vivências de fé comunitárias e reconhecimento do papel eclesial na educação escolar: são chaves que Bento XVI dá para enfrentar a «emergência educativa» «da Itália e de muitos outros países».
É uma questão fundamental abordada, de 26 a 30 de maio, pela 58ª Assembléia Plenária da Conferência Episcopal Italiana – reunida na Sala nova do Sínodo, no Vaticano –, com cujos membros o Papa se reuniu ao meio-dia desta quinta-feira.
Em seu discurso a seus irmãos no episcopado, o bispo de Roma afirmou a causa da «fortemente advertida» «emergência educativa»: «um relativismo penetrante e não raramente agressivo», que marca a sociedade e a cultura.
O relativismo «põe Deus entre parênteses» e «desanima toda opção verdadeiramente comprometida – sintetizou –, em particular as escolhas definitivas, para privilegiar, ao contrário, nos diversos âmbitos da vida, a afirmação de si mesmo e as satisfações imediatas».
Os jovens, ao final, ficam «sozinhos diante dos grandes interrogantes que inevitavelmente nascem dentro deles», sozinhos «diante das expectativas e dos desafios» de seu próprio futuro, segundo advertiu o Papa aos prelados italianos.
«Para nós, bispos, para nossos sacerdotes, para os catequistas e para toda a comunidade cristã, a emergência educativa assume um rosto bem preciso: o da transmissão da fé às novas gerações», especificou.
Para enfrentar as dificuldades antes apontadas, «o Espírito Santo suscitou na Igreja muitos carismas e energias evangelizadoras» e é tarefa dos bispos «acolher com alegria estas forças novas – recorda o Papa –, sustentá-las, favorecer seu amadurecimento, guiá-las «para que permaneçam sempre no âmbito «da fé e da comunhão eclesial».
Desta forma, pede aos prelados italianos que se dê «um perfil evangelizador mais destacado às muitas formas e ocasiões de encontro e de presença» que a comunidade eclesial celebra com o mundo juvenil em paróquias, oratórios e escolas – «em particular nas escolas católicas».
«Obviamente, são importantes sobretudo as relações pessoais e especialmente a confissão sacramental e a direção espiritual», sublinha.
Todas as ocasiões de grande importância, como adverte o Santo Padre: cada uma «representa uma possibilidade que se nos dá para fazer que nossas crianças e jovens percebam o rosto desse Deus que é o verdadeiro amigo do homem».
Dessa forma, dirige sua atenção «aos grandes encontros» da juventude, como o de setembro passado em Loreto ou o de julho em Sydney: «aão a expressão comunitária, pública e festiva, dessa esperança, desse amor e dessa confiança para com Cristo e a Igreja que permanecem enraizadas na alma juvenil».
Também estes eventos de enorme concorrência «ajudam a respirar a universalidade da Igreja e a fraternidade que deve unir todas as nações», reconhece Bento XVI.
Consciente do impacto, no mais amplo contexto social, da emergência educativa, o Papa indica a necessidade de apontar a «uma educação que seja de verdade tal», situando «de novo no centro a plena e integral formação da pessoa humana». Espaço-chave neste aspecto são as escolas; e à luz de todo esse trabalho, Bento XVI reflete: «Em um Estado democrático, que se gaba de promover a iniciativa livre em todo campo, não parece justificar-se a exclusão de um adequado apoio ao compromisso das instituições eclesiásticas no âmbito escolar».

Fonte: ZENIT.org

P4 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY

PARTICIPANTES DO DMJ DE SYDNEY VÃO RECEBER MENSAGENS VIA CELULAR

Sydney, mai (RV) - Os peregrinos que participarão do Dia Mundial da Juventude de Sydney, na Austrália, poderão receber em seus celulares mensagens do papa, uma iniciativa que tem como objetivo comunicar de modo mais eficaz com as novas gerações.As mensagens serão um dos serviços digitais oferecidos pela primeira vez durante o evento. Espera-se que 225 mil católicos de todo o mundo participem do DMJ-2008.Segundo o prelado coordenador do evento, Dom Anthony C. Fisher, os principais locais que abrigarão os jovens terão "autdoors digitais de oração", ou seja, telões onde aparecerão as mensagens enviadas aos peregrinos por celular, com intenções de oração.Ainda de acordo com Dom Fisher, haverá também um site de relacionamentos, uma espécie de "facebook católico" "Queremos usar o melhor da tecnologia moderna e a linguagem dos jovens de hoje para nos comunicarmos com eles durante o DMJ. Temos uma mensagem antiga, mas deve ser explicada em termos que sejam compreensíveis a todas as gerações", explicou o bispo. (BF)

Veja demais postagens da matéria : P1 , P2 e P3

quinta-feira, 29 de maio de 2008

EXCOMUNHÃO IMEDIATA PARA QUEM ORDENAR MULHERES

DECRETO PUBLICADO HOJE DISPÕE EXCOMUNHÃO IMEDIATA PARA QUEM ORDENAR MULHERES

Cidade do Vaticano, 29 mai (RV) - O Vaticano dispôs a excomunhão ‘latae sentantiae’, ou seja, imediata, para quem tentar ordenar mulheres e para as mulheres que se dispuserem a receber a ordenação. A resolução está contida no Decreto Geral da Congregação para a Doutrina da Fé ‘sobre o delito de tentar a sagrada ordenação de mulheres’, publicado hoje pelo jornal L'Osservatore Romano.Assinado pelo prefeito e pelo secretário da Congregação que vela pela perfeição da doutrina, o cardeal William Levada e o arcebispo Angelo Amato, o Decreto foi emanado “para tutelar a natureza e a validez do sacramento da sagrada ordenação”.“Seja quem tentar conferir a sagrada ordenação a uma mulher, seja a mulher que tentar recebê-la, receberão a excomunhão 'latae sententiae' - reservada à Sé Apostólica” - atesta o Decreto. O documento entra imediatamente em vigor, com a publicação no L'Osservatore Romano'. (CM)

P3 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY


EM SUA CHEGADA À AUSTRÁLIA PARA DMJ, PAPA ATRAVESSARÁ BAÍA DE SYDNEY EM NAVIO DE CRUZEIRO

Sydney, (RV) - Em sua primeira visita oficial à Austrália, em julho, por ocasião do 23º Dia Mundial da Juventude, Bento XVI atravessará em um navio de 63 metros e três andares a famosa baía de Sydney. A informação foi antecipada pelos organizadores.
Um comunicado de imprensa, divulgado pelo diretor de programação do Dia Mundial da Juventude 2008, Danny Casey, anuncia que “a chegada do Santo Padre será transmitida ao vivo para todo o mundo e mostrará a magnífica baía de Sydney a centenas de milhões de pessoas”.
O navio escolhido para transportar o papa no dia 17 de julho é o “Cruzeiro Capitão Cook”, que navegará escoltado por outras 12 embarcações.
Os organizadores prepararam seu desembarque em Barangaroo, onde será realizada a chegada oficial, e calculam que cerca de cem mil pessoas receberão Bento XVI.
O 23º Dia Mundial da Juventude será realizado de 15 a 20 de julho. (CM/BF)

Veja as demais postagens da matéria clicando em : P1 e P2

MENSAGEM DE BENTO XVI AOS COMUNICADORES DA AMÉRICA DO NORTE


Bento XVI explica que valor da comunicação depende da verdade
Em sua mensagem aos comunicadores católicos da América do Norte

Por Jesús Colina
TORONTO, quarta-feira, 28 de maio de 2008 (ZENIT.org).

- Bento XVI considera que o valor da comunicação depende de sua capacidade para dizer a verdade e do respeito ao bem comum.
Assim afirma na mensagem enviada à Convenção dos Comunicadores Católicos 2008, que se celebra em Toronto (Canadá), de 28 a 30 de maio, sobre o tema: «Proclamai-o sobre os telhados!».
A Convenção reúne quase 500 membros da Associação de Imprensa Católica dos Estados Unidos e do Canadá, e da Academia Católica de Profissionais de Artes da Comunicação, assim como profissionais de departamentos de informação das dioceses e de outros setores da comunicação.
Na mensagem, lida pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o Papa deseja que este encontro «seja um momento de crescimento espiritual e de desenvolvimento profissional».
«Em um mundo no qual é cada vez mais evidente a ambigüidade do progresso – declara citando a encíclica Spe salvi, 22 –, a contribuição dos agentes da comunicação à promulgação da verdade, da bondade e da beleza se converte cada vez mais em um dever e uma tarefa urgente.»O bispo de Roma confia em que, «contemplando Jesus Cristo, que é a verdade que nos torna livres, os delegados não só vivam uma dimensão ética em seu serviço eclesial, mas também busquem caminhos para ajudar todos os que trabalham na comunicação a reconhecer que o valor da comunicação depende de sua capacidade para dizer a verdade e do respeito ao bem comum».
Fonte: ZENIT.org

ÁFRICA - ONDE MAIS CRESCE A IGREJA CATÓLICA

Igreja Católica cresce mais na África
Segundo o Anuário Estatístico da Igreja, publicado recentemente
Por Inmaculada Alvarez
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de maio de 2008 (ZENIT.org).
- A presença da Igreja Católica cresce na África acima da média mundial, tanto em número de batizados (22%) como em número de sacerdotes (23,24%).
É um dos dados que se desprende do Annuarium Statisticum Ecclesiae, cujo conteúdo está sendo dado a conhecer estes dias, segundo informou L’Osservatore Romanoem 18 de maio.
O Anuário, preparado pelo Departamento Central de Estatística da Santa Sé e editado pela Libreria Editirce Vaticana, oferece dados estatísticos e gráficos que mostram os principais indicadores sobre a ação da Igreja nos cinco continentes no período 2000-2006.
Entre estes indicadores, refere-se especialmente à distribuição geográfica dos fiéis, à evolução da oferta dos serviços pastorais e à concentração das diversas categorias de operadores pastorais sobre cada território.
Segundo os dados, o número de católicos no âmbito mundial cresceu nos últimos sete anos em 8,24%, a um ritmo quase paralelo ao crescimento global da população (8,19%). No total, o número global de batizados passou de 1,04 bilhão no ano 2000 a 1,13 bilhão em 2006, 17,3% da população mundial.
Contudo, este crescimento é diferente por continentes: assim, na África, o crescimento do número de batizados (de 130 milhões no ano 200 a 158,3 em 2006) é superior ao crescimento populacional, com o qual a porcentagem de católicos de origem africana passou a constituir 14% do global de batizados.
Na Ásia, a porcentagem se mantém estável, enquanto na Europa o crescimento do número de batizados é inferior a 1%. Contudo, esta porcentagem, ao ser maior que a do crescimento global da população, significa uma leve melhoria com relação a anos anteriores. Na América e na Oceania (com um crescimento de 8,4% e 7,6%, respectivamente), os católicos crescem abaixo do número de habitantes. Contudo, os católicos americanos continuam supondo quase a metade dos católicos do mundo inteiro. Mais sacerdotes
Com relação aos operadores pastorais, o número de bispos do mundo cresce em 7,86%, especialmente no caso dos prelados procedentes da Ásia (14,83%), seguida da América (9,09%), África e Oceania (ao redor de 6%) e Europa (4,41%). Contudo, os continentes que continuam contribuindo com o maior número de bispos continuam sendo a Europa e a América, que juntas supõem 70%.
Com relação ao número de sacerdotes, tanto diocesanos como religiosos, crescem 0,51% no mundo, passando de 405.178 a 407.262, em 2006. Contudo, a média não reflete a enorme disparidade entre continentes, já que a África cresce 23,24% e a Ásia, 17,71%, enquanto a América se mantém e a Europa e a Oceania diminuem 5,75% e 4,37%, respectivamente.
Na Europa, a população sacerdotal diminui (se antes os sacerdotes europeus representavam 51% do total mundial, atualmente estão 3 pontos abaixo deste número). O número global de fiéis por sacerdote se situa nos 2.800 (dado em aumento com relação ao ano 2.000) ainda que onde mais aumenta o número de fiéis por sacerdote é na Europa. Na África, ainda que a situação melhora, a proporção continua sendo elevada (4.729 fiéis por sacerdote).
Dentre os dois grupos de sacerdotes, diocesanos e religiosos, crescem globalmente os primeiros (2%) enquanto os outros diminuem (2,31%).
Os religiosos que não foram ordenados sacerdotes aumentam, ainda que com notáveis diferenças: enquanto diminuem na Europa (-16,83%) e na Oceania (-16,83%) aumentam enormemente na Ásia (30,63%) e na África (8,13%). A Europa continua tendo relativamente mais religiosos (34,62%), ainda que em clara diminuição.
Com relação às religiosas, ainda que seu número continua sendo o dobro que de sacerdotes e 14 vezes maior que os religiosos, a tendência é a diminuir. No âmbito global, as mulheres religiosas passaram de 800 mil a 750 mil em 7 anos, ainda que aumentam na África (15,45%) e na Ásia (12,78%).
Por último, aumentam em termos globais os candidatos ao sacerdócio, cerca de 4,43% no âmbito mundial, ainda que com grandes diferenças: enquanto na Europa diminuem quase 16%, na Ásia e na África aumentam.
Por outro lado, as estruturas eclesiais crescem especialmente naqueles lugares com um crescimento mais dinâmico: na Ásia aumentaram 4,86% e na África 3,84%, enquanto na Europa o crescimento é praticamente inexistente. Contudo, segundo os dados do anuário, continua havendo uma grande diferença entre os continentes segundo o número de batizados por circunscrição; assim, na América há uma por cada 528 mil fiéis, enquanto na Europa há uma por cada 381 mil, e na África uma por cada 381 mil; na Ásia, uma por cada 177 mil e na Oceania, uma por cada 112 mil.
O número de centros pastorais também cresce, de 409 mil em 2000 a 428 mil em 2006, mas com grandes divergências: na Europa e na Oceania diminui (2 e 5%, respectivamente), enquanto cresce espetacularmente na Ásia (28,49%) e menos na América (4,79%) e na África (3,2%).
Fonte: ZENIT.org

Brasil tem dois novos Bispos

MAIS DOIS NOVOS BISPOS PARA O BRASIL

Cidade do Vaticano, 28 mai (RV) – Bento XVI nomeou hoje mais dois novos bispos para o Brasil: um para a diocese de Vacaria, no Rio Grande do Sul, Fr. Francisco de Assis Dantas de Lucena, e outro para a diocese de Guarabira, Paraíba, Pe. Irineu Gassen.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

P2 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY

PAPA TERÁ SÉRIE DE 3 ENCONTROS COM JOVENS EM SYDNEY

Cidade do Vaticano, 28 mai (RV) - Os organizadores do Dia Mundial da Juventude de Sydney 2008 informaram ontem que o papa chegará ao país três dias antes do evento para transcorrer um período de meditação e descanso em uma região australiana ainda secreta.
Os três dias de repouso terão caráter absolutamente “privado”, anunciou dom Anthony Fisher, bispo auxiliar de Sydney e Coordenador General do DMJ 2008. “O pontífice pediu para escolhermos um lugar adequado para sua permanência, e nós aconselhamos um lugar sereno, formoso e apropriado”, disse o bispo aos jornalistas, adiantando que “o Santo Padre terá chance de admirar a formosa flora e fauna da Austrália”. Dom Fisher ressaltou que “o lugar de descanso não será revelado, porque o papa quer justamente privacidade e tempo para a meditação”.Segundo o cronograma da viagem, Bento XVI chegará a Sydney em 13 de julho, e será imediatamente levado a este lugar para descansar e se recuperar do fuso horário e do longo vôo. Quinta-feira 17 de julho, o Santo Padre receberá as boas-vindas no navio cruzeiro Sydney 2000 – o maior da Austrália. Acompanhado de centenas de embarcações, navegará até a baía de Sydney, onde permanecerá até domingo, dia 20. Naquela cidade, será hóspede do cardeal George Pell, arcebispo de Sydney, anexa à Catedral de St. Mary. Dom Anthony Fischer adiantou ainda que no âmbito do evento do DMJ, Bento XVI terá três encontros com diferentes grupos de jovens, entre eles com jovens marginalizados. O objetivo desta série de encontros é “permitir ao Santo Padre entrar em contato pessoal com jovens com diferentes opções de vida”.
O primeiro deles será um almoço informal com 12 jovens, dos cinco continentes (dois representantes de cada) mais um jovem procedente de Papua-Nova Guiné e outro de Nova Zelândia.Os dois representantes australianos são a voluntária da Sociedade de São Vicente de Paulo Teresa Wilson, e o estudante universitário da tribo dos Gamilaroi, Craigh Ashby, ambos engajados no voluntariado em favor das comunidades indígenas australianas.
O segundo dos encontros previstos, segundo dom Fischer, será uma missa especial na catedral de St. Mary com seminaristas e religiosos jovens. Durante a celebração, o papa abençoará e dedicará o novo altar da catedral.
O terceiro encontro, segundo o coordenador, será com jovens marginalizados de Sydney, e Bento XVI irá a um subúrbio da cidade para isso. “Os jovens que o papa encontrará nesta ocasião estão afastados das mensagens positivas que o DMJ promove. Não será apenas uma experiência única para eles, mas algo que os unirá à contínua missão curadora da Igreja Católica” – explicou dom Fischer. (CM)
Fonte: Rádio Vaticano
Veja a primeira postagem sobre o assunto, clique em : P1 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY

SOLICITADA PELOS PRESIDENTES DO IRÃ E DOS EUA, AUDIÊNCIA NO VATICANO

PRESIDENTES DO IRÃ E DOS EUA SOLICITAM AUDIÊNCIA COM PAPA

Cidade do Vaticano, 28 mai (RV) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, cuja presença é aguardada em Roma no início de junho para a cúpula da FAO sobre emergência alimentar, pediu uma audiência com o papa.Embora a presença de Ahmadinejad na cúpula ainda não tenha sido confirmada oficialmente, ele teria pedido à diplomacia iraniana que solicitasse para esse período um encontro pessoal com Bento XVI, com quem já se correspondeu no ano de 2006.Entretanto, a hipótese de um encontro com o premiê italiano, Silvio Berlusconi, foi descartada pelo chanceler Franco Frattini. Questionado sobre um eventual encontro entre Ahmadinejad e Berlusconi às margens da cúpula, o ministro das relações exteriores italiano disse que "as agendas não permitem multiplicar os encontros bilaterais". Em relação ao encontro no Vaticano, muitos dos líderes que estarão presentes em Roma solicitaram audiências com o papa nos dias do evento da FAO, entre 3 e 5 de junho. Já confirmaram presença na cúpula, os chefes de Estado Nicolas Sarkozy (França), José Luis Rodríguez Zapatero (Espanha), Yasuo Fukuda (Japão) e Hosni Mubarak (Egito). Da América Latina, estão confirmadas as participações dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner. Não se descarta a participação do venezuelano Hugo Chávez e do boliviano Evo Morales.Outro presidente que prevê uma visita ao Vaticano é o norte- americano George W. Bush, que realiza uma viagem pela Europa entre 9 e 16 de junho.A viagem contempla a participação de Bush na cúpula semestral entre União Européia e Estados Unidos, marcada para 10 de junho, na Eslovênia. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, Bush irá em seguida para Alemanha, Itália, e Grã-Bretanha. As datas das diferentes etapas da viagem ainda não foram divulgadas. (CM/BF)
Fonte : Rádio Vaticano

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO DOS DOS PAIS DE SANTA TERESA DE LISIEUX

EXUMADOS OS CORPOS DOS PAIS DE SANTA TERESA DE LISIEUX

Lisieux (Fr), 28 mai (RV) - Os corpos dos pais da Santa Teresa de Lisieux, cujo processo de beatificação está em curso, foram exumados na última segunda-feira, com vista a serem transladados para a Cripta da Basílica em Setembro. Os corpos de Louis (1823-1894) e Zélie Martin (1831-1877), proclamados veneráveis em 1994, foram exumados dos seus túmulos, que se encontravam próximos da Basílica de Lisieux, durante uma cerimônia privada onde esteve presente Pietro, uma criança italiana de seis anos, miraculosamente curada graças à intercessão do casal, segundo informação do Santuário. A Congregação para as Causas dos Santos publicou um decreto, aprovado por Bento XVI, reconhecendo que os Martin viveram as virtudes da fé, da esperança e da caridade de forma heróica. A cura presumivelmente milagrosa de Pietro está atualmente sendo examinada pelos especialistas da Congregação. O aniversário dos 150 anos de casamento de Louis e Zélie Martin, assim como o avanço do processo de beatificação, são causa, segundo aponta o Santuário, para este desenvolvimento. O anúncio da sua beatificação por Bento XVI pode acontecer no dia 13 de Julho, por ocasião da celebração dos 150 anos de matrimonio do casal. Os restos mortais dos esposos serão colocados num relicário, que está sendo construído em Verona, na Itália.
Se Louis e Zélie Martin forem algum dia beatificados não será porque foram pais de uma santa, mas porque a sua vida é reconhecida pela Igreja”, explica o santuário.
Até ao momento, apenas um casal italiano Luigi e Married Beltrame Quattro Occhi, foram beatificados juntos. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

COMPLETA 100 ANOS A ARQUIDIOCESE DA CIDADE DE SÃO PAULO


ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO COMEMORA 100 ANOS

Catedral de São Paulo

São Paulo, 28 mai (RV) - A arquidiocese de São Paulo comemorará os cem anos de sua criação em 8 de junho com um ato no Estádio do Pacaembu. O evento, que tem como lema "Deus habita esta cidade", terá como momento culminante a Eucaristia, que será presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo do São Paulo, e por numerosos bispos de todo o Brasil.A animação musical da liturgia terá a participação do coro e orquestra "Arautos do Evangelho", a associação internacional de direito pontifício nascida no Brasil. Uma grande imagem do apóstolo São Paulo – padroeiro da cidade – será apresentada a todos os fiéis e levada em procissão ao redor do estádio, para em seguida ser transladada à Catedral no centro da cidade.
A arquidiocese de São Paulo reúne mais de seis milhões de católicos, divididos em seis regiões episcopais, e conta 277 paróquias e 1.110 sacerdotes, entre seculares e religiosos.
O Cardeal Odilo P. Scherer é o sétimo arcebispo da história da arquidiocese e tomou posse em 30 de abril de 2007; ele foi criado cardeal em 24 de novembro desse mesmo ano por Bento XVI. (SP/BF)
Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 27 de maio de 2008

NÃO À VIOLÊNCIA XENÓFOBA NA ÁFRICA DO SUL

SANTA SÉ DEPLORA VIOLÊNCIA XENÓFOBA NA ÁFRICA DO SUL


Cidade do Vaticano, 26 mai (RV) - Devido à violência xenófoba na África do Sul, a presidência do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes enviou um telegrama ao arcebispo de Johanesburgo, Dom Buti Joseph Tlhagale, presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Botsuana, África do Sul e Suazilândia (SACBC).No telegrama, lê-se que o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes recebeu "com profunda dor" a notícia da trágica violência que se difundiu em algumas cidades da África do Sul, causando morte, sofrimento e destruição entre muitos migrantes e refugiados.Em nome do Pontifício Conselho, seu presidente, Card. Renato Raffaele Martino, e o secretário, Dom Agostino Marchetto, expressam sentidas condolências às famílias dos mortos e solidariedade para com as pessoas vítimas desses "deploráveis eventos".Os prelados garantem suas orações e apoio moral, "na confiança de que, com as intervenções fraternas da Igreja e de todas as pessoas de boa vontade, seja encontrada uma solução final para esta e para outras semelhantes situações, e que a população da região possa novamente viver em paz, solidariedade e com perspectivas de desenvolvimento integral". (BF)

CASAMENTO - DECEPÇÃO COM A SENTENÇA DA CALIFORNIA - USA

Decepção pela sentença da Califórnia sobre casamento
«O ativismo se descontrola», afirma um especialista legal

Por Carrie Gress

WASHINGTON, segunda-feira, 26 de maio de 2008 (ZENIT.org).

- A rejeição da lei de defesa do casamento na Califórnia representa simplesmente um ativismo judicial descontrolado, afirma o especialista legal Ed Whelan.

Whelan, presidente do «Ethics and Public Policy Center» de Washington, falou com Zenit sobre a sentença do Tribunal Supremo da Califórnia, o qual declarou inconstitucional, por 4 votos contra 3, a Lei Californiana de Defesa do Casamento (CDMA).

A sentença, afirma Whelan, é o esforço do tribunal por permitir o casamento homossexual, «redefinindo, queiram ou não, a instituição social mais fundamental». Cerca de 61% dos californianos votou a favor da CDMA no ano 2000, que definia o casamento como a união entre um homem e uma mulher.

A Casa Branca também atribuiu a sentença ao ativismo judicial. «O presidente Bush sempre acreditou que o casamento é uma instituição sagrada entre um homem e uma mulher. É infeliz que juízes continuem procurando redefinir o matrimônio através de ordens judiciais – sem prestar atenção na vontade do povo», afirmava a secretária de Imprensa, Dana Perino, em uma declaração.

«A decisão de hoje do Tribunal Supremo da Califórnia», continuava a declaração, «mostra que uma emenda constitucional federal é a melhor forma para que as pessoas decidam o significado do casamento. O presidente Bush está firmemente comprometido a proteger a santidade do casamento.»

A vontade das pessoas
Bill May, diretor de «Catholic for the Common Good» de São Francisco, afirmava da sentença: «O Tribunal Supremo da Califórnia deu as costas tanto à vontade do povo como ao interesse comum de cada criança da Califórnia de ter uma mãe e um pai casados».

«Ao desvincular o casamento do interesse público e ao mudar a vontade das pessoas, o tribunal minou o próprio fundamento da sociedade», acrescentava. «A única forma dos californianos poderem mudar essa decisão ultrajante e restaurar o senso comum é aprovando a iniciativa ProtectMarriage.com na votação de novembro. Isso incluiria a definição do casamento na Constituição do estado – subtraindo-a do alcance de juízes e políticos.»

Se os tribunais fossem responsáveis, explicava Whelan, imporiam uma moratória à sentença até novembro, quando os californianos terão a oportunidade de votar a Lei de Proteção do Casamento da Califórnia, que definirá o casamento na Constituição do estado como a união entre um homem e uma mulher.

Tirando proveito da nova sentença, Ellen DeGeneres anunciava durante uma emissão de seu programa televisivo sua intenção de se casar com Portia de Rossi, informava Foxnews. Sem uma moratória dos tribunais, as duas poderão casar-se dentro de um mês.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

P1 - DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE (DMJ) EM SYDNEY

EM SYDNEY, BENTO XVI ENCONTRARÁ JOVENS DESFAVORECIDOS


Sydney, 26 mai (RV) - Bento XVI encontrará alguns jovens "desfavorecidos" de Sydney durante o Dia Mundial da Juventude (DMJ), que se realizará na cidade australiana de 15 a 20 de julho. A notícia foi confirmada pelo Comitê organizador, que revela que quem pediu este encontro foi o próprio pontífice, que gostaria de visitar alguns subúrbios de Sydney para conhecer jovens com outros estilos de vida. "Trata-se de jovens distantes das muitas mensagens positivas do DMJ", explica Dom Anthony Fisher, bispo coordenador do evento. Segundo ele, o encontro com Bento XVI "não será somente uma experiência única para eles, mas algo que os unirá à missão de salvação da Igreja". Ainda hoje, a organização do DMJ divulgou que Bento XVI vai almoçar com dozes jovens de todo o mundo e celebrará uma missa especial para os seminaristas e os religiosos. (BF)
Fonte: Rádio Vaticano

CATÓLICOS CHINESES REZAM JUNTOS EM ROMA


CATÓLICOS CHINESES DA IGREJA CLANDESTINA LIGADA A ROMA, REZAM JUNTOS EM ROMA.



Roma, 25 mai (RV) - Pela primeira vez os católicos da China, da igreja clandestina - ligada a Roma - e da igreja oficial - reconhecida e controlada pelo governo comunista - se reuniram, publicamente para responder ao apelo lançado por Bento XVI, de um dia de Oração pela Igreja da China. O primeiro encontro dos católicos chineses, na Itália, recebeu a benção do Papa, através do Cardeal Ivan Dias, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que celebrou neste sábado uma Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, acompanhado por muitos sacerdotes chineses. O Cardeal Ivan Dias afirmou que a expressão da unidade hoje manifestada pelos chineses é um importante fruto do trabalho de Bento XVI. O Cardeal afirmou que “no céu não haverá católicos reconhecidos e não reconhecidos porque todos somos filhos de Deus. E para o Papa esta unidade deveria ser igualmente vivida aqui na Terra”. O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos lembrou o “sofrimento do passado”, apelando a todos para esquecerem os erros passados. O Cardeal preferiu evidenciar sinais recentes da construção da relação entre a China e o Vaticano, lembrando o concerto que a 7 de Maio, a Orquestra Filarmônica de Beijing ofereceu “sob aprovação das autoridades governamentais” ao Papa, assim como o apelo pontifício para as orações pelas vítimas e pelos sobreviventes do terramoto de Sichuan. A cerimônia eucarística incluiu cânticos chineses e orações em italiano e em chinês. A presença de centenas de católicos amigos da China imigrantes chineses, onde se encontravam alguns de Hong Kong, Singapura e Taiwan, marcou a celebração de natureza religiosa e não política. No final da celebração eucarística a assembléia recitou a oração que Bento XVI escreveu para a Senhora de Sheshan. O Cardeal Dias recordou que, ontem, em todas as igrejas do mundo, as mesmas palavras eram recitadas, convocando à unidade e ao desenvolvimento da evangelização da China e dos imigrantes chineses nas comunidades. (SP)

Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 25 de maio de 2008

BENTO XVI AGRADECE AS FELICITAÇÔES DO PE. JOÃO CLÁ DIAS, PRESIDENTE GERAL DOS ARAUTOS DO EVANGELHO

O Santo Padre agradeceu, com termos afetuosos, as felicitações do Rvdo. Pe. João S. Clá Dias, Presidente Geral dos Arautos do Evangelho


S.S. Papa Bento XVI e Pe. João Clá Dias

Por ocasião da comemoração do terceiro ano de pontificado e do aniversário do Papa Bento XVI, o Pe. João S. Clá Dias enviou-lhe uma carta de felicitações. O Santo Padre teve a gentileza de responder com uma afetuosa missiva, que fez chegar ao Rvdo. Pe. João Clá, através de Mons. Gabriele Caccia, Assessor da Secretaria de Estado do Vaticano.


Secretaria de EstadoPrimeira Seção — Assuntos Gerais
Vaticano, 9 de maio de 2008
Revmo. Sr.
O Sumo Pontífice Bento XVI recebeu com agrado as calorosas felicitações, enriquecidas pela oração, que V. Revma., em nome também dos Arautos do Evangelho e das Sociedadesde Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e ReginaVirginum, quis enviar-Lhe por ocasião de Seu natalício e do aniversário da eleição à Cátedra do Apóstolo Pedro.

O Santo Padre agradece-lhe de coração pela atenciosa lembrança e pelos sentimentos de espiritual afeto e veneração que a acompanharam e, fazendo votos de uma abundante efusão dos dons do Espírito Santo para uma renovada adesão a Cristo e um sempre mais generoso serviço à Igreja e à nova evangelização,concede-lhe de bom grado, ao senhor e a todos os que se associaram a esse filial ato de homenagem, a solicitada Bênção Apostólica, penhor de paz e alegria espiritual.

Aproveito a ocasião para renovar meus sentimentosde distinta consideração

Seu devotíssimo no Senhor
Mons. Gabriele Caccia
Assessor

Revmo. Sr.Pe. João Scognamiglio Clá Dias, E.P.
Presidente Geral Arautos do Evangelho
Viale Vaticano, 8400165 ROMA

Fonte: Site Arautos do Evangelho

sábado, 24 de maio de 2008

REPORTAGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI EM SANTANA DO PARNAÍBA


Festa de Corpus Christi na cidade histórica de Santana do Parnaíba - São Paulo - Brasil
Igreja Matriz de Santa Ana em Santana do Parnaíba

O dia amanheceu radioso, como se a própria natureza tivesse decidido homenagear o Rei dos Reis. O sol brilhava no céu azul quase sem nuvens, dissipando o friozinho da manhã de outono.
A convite, tínhamos resolvido celebrar
o dia de Corpus Christi em Santana do Parnaíba. É uma encantadora e pequena cidade histórica, que faz parte do circuito dos Bandeirantes. Dista cerca de 40 quilômetros de São Paulo. Foi fundada às margens do Tietê em 1580. Este é um dos cursos d’água seguidos pelos desbravadores do Brasil, na sua procura por ouro e pedras preciosas, no século XVII. Esta cidade é uma das que conservam a tradição de ornamentar as ruas com tapetes de serragens coloridas para a passagem da procissão do Santíssimo, que coroa as festividades de Corpus Christi.
Saímos cedo, por volta das oito horas, para evitar o acúmulo de
pessoas esperadas para o evento, que segundo a prefeitura local seria de 65.000 visitantes, e também para poder apreciar a feitura dos tapetes pela população local. Este trabalho estava programado para ser iniciado às seis horas da manhã.
Assim, quando chegamos ao centro histórico de Santana do Parnaíba, com suas ruas de casas coloniais, perfeitamente conservadas, os trabalhos já estavam concluídos em alguns dos trechos mais estilizados, mas ainda estavam sendo executados nos trechos mais complexos. Para que se entenda bem, trata-se de quadros representando o ano litúrgico da Igreja Católica, com todas as suas
solenidades. Os quadros são dispostos ao longo das ruas do centro histórico, formando um longo tapete, e cada um deles representa uma cena dos Evangelhos que são lidos aos domingos, na Santa Missa, ou uma das festas que homenageiam a Mãe de Deus, Nossa Senhora, ou um santo do calendário litúrgico da Igreja.
Aos nossos olhos deslumbrados, bem como aos dos demais visitantes que já se aglomeravam nas ruas estreitas de Santana do Parnaíba, o imenso tapete se estendia ao longo do pavimento, numa profusão de cores, formando lindas e significativas cenas, que expressavam toda a religiosidade e a fé de nosso povo. Junto ás calçadas, sacos e mais sacos contendo o
material utilizado para a confecção do tapete: serragem de várias cores, pó de café, sal. Pessoas de todas as idades, adultos, jovens e crianças, todos habitantes da cidade, representando grupos paroquiais ou da comunidade, agachavam-se sobre os quadros, executando com arte e carinho este trabalho de amor a Jesus. E o resultado era maravilhoso, emocionante, como todos poderão ver nas fotos e no slide show postado na coluna direita deste blog.
Depois de percorrermos todo o tapete, numa extensão de quase um quilometro por várias ruas, chegara a hora de assistirmos à Santa Missa, na Igreja de Santa Ana, uma construção muito antiga, que deu nome ao lugar.
Ao entrarmos, quinze minutos antes do início da missa das onze e meia, a igreja já estava lotada, a ponto de autorizarem a subida para as galerias no piso superior, onde acabamos nos acomodando no coro.


Foi uma bela cerimônia, alegre e cheia de fervor, com a solenidade que esta festa de Jesus Eucarístico exige.
Às três e meia da tarde, realizou-se a última missa do dia, e em seguida teve lugar a solene procissão do Santíssimo, acompanhada por dezenas de milhares de pessoas, numa magnífica demonstração de fé, sobre o esplendoroso tapete com que uma cidade inteira proclama seu amor por Jesus Salvador e pela Santíssima Eucaristia, em que Ele está sempre vivo e presente entre nós.

Reportagem: EMLV