Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

sábado, 24 de setembro de 2011

A FÉ É SEMPRE UM ACREDITAR JUNTO COM OS OUTROS

PAPA CELEBRA MISSA EM ERFURT: "A FÉ É SEMPRE UM ACREDITAR JUNTO COM OS OUTROS"



Erfurt, 24 set (RV)


– Continua a viagem Apostólica de Bento XVI à Alemanha, que tem como lema "Onde estiver Deus, há futuro." É a sua 21ª viagem apostólica internacional e a terceira à Alemanha, sua terra natal.


Na manhã deste sábado o Santo Padre celebrou a Santa Missa na Praça da Catedral de Erfurt com a presença de 50 mil fiéis.No início de suas palavras o Papa citou o trecho do Evangelho de hoje “Louvai o Senhor em todo o tempo, porque Ele é bom”.


Sim, - disse - temos verdadeiramente motivos para agradecer a Deus com todo o coração. Nesta cidade, se recuarmos com o pensamento até 1981, o ano jubilar de Santa Isabel, há trinta anos – eram os tempos da República Democrática Alemã –, quem teria imaginado que o muro e o arame farpado nas fronteiras cairiam poucos anos depois? E, se recuarmos ainda mais – cerca de setenta anos – até 1941, até ao tempo do nacional-socialismo, quem seria capaz de predizer que o chamado «Reich milenário» ficaria reduzido a cinzas apenas quatro anos mais tarde?


Bento XVI recordou ainda que a Turíngia, na República Democrática Alemã teve de suportar uma ditadura «pardacenta» [nazista] e uma «vermelha» [comunista], cujo efeito sobre a fé era parecido com o que tem a chuva ácida. Desse tempo, há ainda muitas consequências tardias a debelar, sobretudo no âmbito intelectual e religioso!


Todos nós estamos convencidos de que a nova liberdade ajudou a dar à vida dos homens uma dignidade maior e a abrir novas e variadas possibilidades.


Mas estas possibilidades trouxeram-nos também um crescimento na fé?, perguntou-se o Papa. Não será talvez preciso procurar as raízes profundas da fé e da vida cristã noutra realidade bem diversa da liberdade social?


Houve muitos católicos resolutos que permaneceram fiéis a Cristo e à Igreja, precisamente na difícil situação de uma opressão exterior. E o Papa citou a pastoral dos refugiados imediatamente depois da II Guerra Mundial: então muitos clérigos e leigos realizaram grandes coisas para atenuar a penosa situação dos prófugos e dar-lhes uma nova Pátria.


Bento XVI não deixou de recordar o Santos desta terra, afirmando que o seu testemunho de fé pode, também hoje, dar-nos a coragem para um novo despertar. “Aqui pensemos sobretudo nos Santos Padroeiros da diocese de Erfurt: Isabel da Turíngia, Bonifácio e Kilian. Isabel veio de um país estrangeiro, da Hungria, para Wartburg na Turíngia.


Levou um vida de intensa oração, associada com a penitência e a pobreza evangélica. Regularmente, descia do seu castelo até à cidade de Eisenach para lá cuidar pessoalmente dos pobres e dos doentes. Foi breve a sua vida nesta terra – chegou apenas à idade de vinte e quatro anos –, mas o fruto da sua santidade foi imenso.


Santa Isabel goza de grande estima também entre os cristãos evangélicos; pode ajudar-nos a todos a descobrir a plenitude da fé transmitida e a traduzi-la na nossa vida diária”.Que têm em comum estes Santos? Perguntou o Papa.


Como podemos descrever a faceta particular da sua vida, tornando-a fecunda para nós? Sim, os Santos mostram-nos que é possível e que é bom viver, de modo radical, a relação com Deus, colocando Deus no primeiro lugar e não como uma realidade entre as outras. E falou sobre o que é a fé:“Essencialmente, a fé é sempre também um acreditar junto com os outros.


O fato de poder crer devo-o, antes de mais nada, a Deus que Se dirige a mim e, por assim dizer, «acende» a minha fé. Mas, de um modo muito concreto, devo a minha fé também àqueles que vivem ao meu redor e que acreditaram antes de mim e acreditam juntamente comigo. Este «com», sem o qual não pode haver qualquer fé pessoal, é a Igreja”.


Os Santos, apesar de serem poucos, mudam o mundo destacou ainda o Papa concluindo suas palavra recordando o sino da catedral de Erfurt que se chama «Glorioso». É considerado o maior sino medieval do mundo que oscila livremente. É um sinal palpável do profundo enraizamento na tradição cristã, do povo da Turíngia mas também um sinal para nos pormos a caminho empenhando-nos na missão.


O referido sino tocou hoje no fim da Missa solene. Após a Santa Missa o Papa deixou a cidade de Erfurt, e se transferiu para Friburgo, no, sul do país, última etapa desta primeira visita oficial a seu país.


Ainda neste sábado o encontro com os representantes das Igrejas Ortodoxas e a Vigília de oração com os jovens na Feira de Friburgo.Amanhã, domingo, Bento XVI preside a Santa Missa na esplanada do aeroporto de Friburgo. (SP)


Fonte: RV

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BENTO XVI SE ENCONTRA COM REPRESENTANTES MUÇULMANOS

BENTO XVI SE ENCONTRA COM REPRESENTANTES MUÇULMANOS DA ALEMANHA



Berlim, 23 set (RV)



– Atualmente a Alemanha é a pátria de cerca de 4,5 milhões de muçulmanos, dos quais 70% de origem turca. Há também muçulmanos dos países árabes, dos Bálcãs e do Irã. A confissão sunita é maioria entre os muçulmanos na Alemanha, representa 70% do total. Cada vez mais, por meio de associações islâmicas, as comunidades muçulmanas na Alemanha estruturam-se a fim de gerenciar os próprios lugares de culto, creches e escolas islâmicas. Somente em Berlim, por exemplo, existem dez creches islâmicas enquanto em todo o país quinze escolas islâmicas são reconhecidas pelo Estado alemão, assim como acontece com as escolas católicas.Dentro desse contexto, na manhã desta sexta-feira, na sede da Nunciatura Apostólica de Berlim, Bento XVI encontrou-se com os representantes da comunidade muçulmana.Em seu discurso, o Papa destacou "o clima de respeito e confiança entre a Igreja Católica e a comunidade muçulmana" na Alemanha. Reiterou ainda a importância do encontro ter acontecido em Berlim, onde está a Mesquita mais antiga da Alemanha e, ainda, pelo fato da capital abrigar mais muçulmanos do que qualquer outra cidade do país."Desde os anos 70, a presença de muitas famílias muçulmanas se tornou mais e mais uma marca deste país. No entanto, é preciso um empenho continuo para um melhor conhecimento mútuo e compreensão. Isto é essencial não só para a coexistência pacífica, mas também para a contribuição que cada um é capaz de fornecer para a construção do bem comum dentro da mesma sociedade".Bento XVI abordou ainda a questão da fé muçulmana, que atribui no contexto social e pessoal grande importância à dimensão religiosa. Segundo o Papa, "isto, às vezes, é interpretado como uma provocação em uma sociedade que tende a marginalizar este aspecto ou, no máximo, admitir o alcance das escolhas pessoais de cada um".Por fim, Bento XVI disse que "é possível uma colaboração fértil entre cristãos e muçulmanos". (RB)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JMJ 2013 - CRUZ E ICONE DE NOSSA SENHORA CHEGAM EM SÃO PULO





Chegada da cruz emociona católicos na Zona Norte de SP



Milhares de fiéis se concentraram no Campo de Marte. (Foto: Reprodução / TV Globo)


Após shows de músicos católicos, missa solene era celebrada.

Cruz Peregrina chega ao Campo de Marte, na ZonaNorte de São Paulo


A chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que marcam o início da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, à festa católica organizada neste domingo (18), no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, emocionou os fiéis que estavam reunidos desde o início da manhã.Uma missa solene era celebrada com participação de vários bispos e religiosos de todo o estado.



O encontro de jovens de diferentes nacionalidades acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro. O papa Bento 16 deve vir ao país para acompanhar o evento.



Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público no local. A expectativa, no entanto, é que até 100 mil fieis comparecessem.



Desde as 9h, cantores católicos, como os padres Fábio de Melo e Juarez de Castro, se revezam no palco para animar a multidão. Segundo a PM, não houve registro de tumulto ou incidentes.


Não há por parte da PM e da organização do evento uma estimativa de público (Foto: Letícia Macedo/ G1)



Lucas e Rafaela participam de comunidade naZona Norte (Foto: Letícia Macedo/ G1)


O técnico em eletrônica Lucas de Melo Barroso Gomes, de 21 anos, que participa de uma comunidade no Jaçanã, na Zona Norte da capital, se diz feliz com a vinda da jornada para o Brasil.



“Sempre tive vontade de participar, mas não surgiu a oportunidade. Lá na comunidade a gente não decidiu ainda se vai, mas com certeza eu gostaria de ir ao Rio”, afirma.



A estudante da 8ª série Rafaela da Silva Rodrigues, de 14 anos, que participa do mesmo grupo de Rafael, acha que a jornada vai incentivar os jovens a participar mais.



"Tenho certeza de que meus amigos vão ficar curiosos e vão querer participar”, diz.



Bruna pediu guarda-chuva emprestado para seproteger de sol intenso (Foto: Letícia Macedo/ G1)


Nem o sol intenso afugentou os fiéis. Copos de água são distribuídos pela organização do evento.



A nutricionista Bruna Pinheiro Alves, de 25 anos, teve de recorrer a uma sombrinha para se proteger. “Viemos para receber a cruz.



A escolha do nosso país valoriza a nossa fé. O calor está muito forte, mas já peguei um guarda-chuva emprestado para amenizar.



”A advogada Márcia Gadben, de 27 anos, que mora em Santana, na Zona Norte, diz ter participado da jornada em Madri, na Espanha. Márcia é uma das delegadas da jornada no Brasil.



Ela acredita que o jovem brasileiro pode dar uma grande contribuição à iniciativa.



“A nossa acolhida será o nosso diferencial. O europeu é morno, enquanto o brasileiro é vivo, é alegre. A gente transmite a nossa fé pela alegria de sermos cristãos.”


Padre Fábio de Melo cantou para os fiéis nestedomingo (Foto: Letícia Macedo/ G1)


A bancária Eliana da Costa, de 36 anos, irá participar da liturgia da missa desta tarde.



“Não tenho nem palavras. É um presente de Deus para mim”, afirma.



Ela, que trabalha com jovens em sua comunidade, acredita que a jornada será um momento especial para os fiéis de todas as idades.



“Sempre é tempo de descobrir a juventude que cada um leva dentro de si. Em Cristo, a gente é eternamente jovem."


A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo papa João Paulo 2º. O lema do evento no Brasil será: "Ide, pois, fazer discípulos meus todos os povos".



Ainda neste domingo, os dois símbolos seguem para a Catedral da Sé. Na segunda-feira (19), acontecerão missas e uma procissão pelas ruas do Centro.



Eles passarão ainda pelo Santuário São Judas Tadeu, na Zona Sul, e por paróquias no Ipiranga, de Santana e do Brás.


Cantores católicos se revezam em palco no Campo de Marte (Foto: Letícia Macedo/ G1)



Fonte: G1/Globo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SÃO PAULO RECEBE A CRUZ DA JMJ

SÃO PAULO PRONTA PARA RECEBER CRUZ DA JMJ



São Paulo, 16 out (RV)


- Escolhido para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil se prepara para receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, que chegarão a São Paulo, às 16h no Campo de Marte.


A Arquidiocese de São Paulo preparou uma grande festa para acolher os símbolos, que deverão percorrer todas as Dioceses do país nestes dois anos que antecedem a JMJ.


Segundo o Padre Antônio Ramos Dobrado, um dos coordenadores do evento em São Paulo, mais de 1.200 voluntários foram mobilizados para a festa no domingo.

O evento, denominado ‘Bote Fé’, começa às 9h e se estende até às 21h.


Estão programados shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que participaram da JMJ em Madri, no mês de agosto.


Às 16h, os símbolos serão acolhidos festivamente e, em seguida, haverá missa.O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou que a Cruz é um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo, e o Ícone de Nossa Senhora é a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo.


“Ao serem acolhidos nas Dioceses de todo o país, os dois símbolos ajudarão o povo dessas localidades a tomar consciência da Jornada que está sendo preparada”, destacou.“

Quem pensa que a JMJ se inicia em 2013 está enganado.


A Jornada começa domingo, com a chegada dos símbolos a São Paulo e com sua longa peregrinação pelo país, culminando com as celebrações e as festividades no Rio de Janeiro, em 2013”, disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral pela Juventude, Dom Eduardo Pinheiro.


“A escolha do Brasil para sediar a JMJ é uma clara demonstração do amor e do carinho do Santo Padre para com o nosso país e os jovens brasileiros”, acrescentou.


A peregrinação


Até o dia 30 de outubro, os símbolos da JMJ percorrerão as 47 Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo).


Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), onde ficarão durante todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3 (Bahia e de Sergipe).


Também está prevista a peregrinação dos símbolos pelas capitais dos países do Cone Sul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).


Ao todo serão 19 meses de peregrinação.


A Cruz


Uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984.


O Beato Papa João Paulo II deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.

"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo!Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção", disse o Papa João Paulo II.Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.


O Ícone de Nossa SenhoraEm 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o Beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.


"Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria".


De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe!


Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas", disse o Papa.(CNBB-CM)


Fonte: RV

FESTA DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

CARDEAL ODILO E A FESTA DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Cidade do Vaticano, 16 set (RV)

- A Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ Rio-2013) tem seu primeiro ato em São Paulo neste domingo, 18 de setembro de 2011. Um grande momento! A cruz missionária e o ícone de Nossa Senhora serão acolhidos por uma multidão de jovens e não jovens num dia inteiro de festa, música, testemunhos sobre a JMJ Madrid-2011. O aeroporto do Campo de Marte, mais uma vez, será o palco de uma grande manifestação de fé, de irradiação da mensagem do Evangelho e de partida missionária para todo o Brasil. Foi lá também que, em maio de 2007, o Papa Bento XVI, celebrou a canonização de S.Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo nascido em terras brasileiras.Sobre esse grande momento para a Igreja Católica no Brasil, nós conversamos com o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer. (SP)

Fonte: RV

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz



Hoje dia 14 do mês de setembro, a liturgia da nossa Igreja celebrava a festada Exaltação da Cruz. O fiel é convidado a penetrar as profundezas de um"amor que chegou aos extremos" (Jo 13,1), louvando, agradecendo, exaltando.Não podemos restringir a nossa contemplação ao aspecto doloroso e trágicodessa "bendita e louvada" Cruz, da qual pendeu a salvação do mundo. Ficamoschocados e até, revoltados diante dessa ignominiosa crueldade de condenar umInocente através do suplício degradante e debochante, que era reservado aosescravos mais vis e revoltados, os bandidos e salteadores.Queremos engrandecer o heroísmo máximo de quem morreu pelas maisnobres causas, escancarando o acesso à salvação para todos.Sempre olhamos para o Crucificado com certa tristeza... Além de terdiante dos olhos a imagem mais cruel do Homem das Dores, vem-nos à lembrançaa causa de tanto sofrimento: os pecados todos desde Adão até o final dostempos estão retratados ali, naquela imagem de um transfigurado pela dor,ingratidão, pela paixão e pelo sofrimento da humanidade toda. O profetaIsaías, nos Cânticos do Servo de Javé, havia profetizado: "O mais belo doshomens perdeu toda a sua beleza. Não mais parece nem mesmo gente. Aparececomo "golpeado, humilhado, desonrado e triturado" (Is 53,5).Contudo, os Santos viam nEle a suma beleza, o maior objeto deesperança, a figura santa e verdadeira do homem novo. Desta forma, a Cruzserá o grande contraste, o desafio por definição. Por um lado demonstra amaldade do ser humano e, por outro, a grandiosidade do amor do Pai "que nãopoupou a seu próprio Filho" (Rm 8,32) e de Cristo, que demonstra ali o maioramor pelos amigos, "morrendo por eles" (Jo 15,13).O Crucificado é, efetivamente, o centro da História humana. Énaquela hora - a HORA entre as demais horas - que se realiza "a plenitudedos tempos" (Ef 1,10 e Gl 4,4) Jesus havia confidenciado, que naquela horairia atrair tudo para si. De fato tudo se agrupa ao redor da Cruz; os povosque andam nas trevas e os que avançam ao clarão da luz eterna; a história decada pessoa e do universo todo adquire pleno sentido à sombra dessa Cruz. Épor isso, que São Paulo nos fala do mistério da Cruz como o mistériocentral, o centro de toda a ciência e sabedoria. O Crucificado, no mistériode sua Paixão e Morte nos assegura o aprendizado dos seus inesgotáveistesouros de sabedoria e ciência. Achegando-nos ao Crucificado,contemplando-o com profunda compenetração, tornamo-nos seus alunos e, seformos dóceis aos seus ensinamentos, tornamo-nos seguidores dos seus passostodos... até mesmo dos ensagüentados."A Cruz está de pé, enquanto o mundo gira", cantava-se em séculospassados, aparecendo, assim, a Cruz como a rocha firme, o baluarte que nãotreme diante das coisas que passam. Ela é estável e firme! Ela está firmeenquanto os acontecimentos humanos se desenrolam a seus pés, transformadospelo sangue redentor, pelo benefício de um amor eterno.A Cruz é também o grande sinal da esperança última: "Verão aparecersobre as nuvens o sinal do Filho do Homem" (Mt 24,30). Os cemitérios, aslápides sepulcrais quase todas estão assinaladas pela Cruz. É a certeza deque aqueles que "morreram em Cristo, também ressuscitarão com Ele" (Rm 6,4).A Cruz atravessa as sombras da morte, os muros do desconhecido mundo doAlém, e abre novas esperanças, a visão preanunciada de uma vida nova defelicidade eterna: agregação conjunta de todos os bens e alegrias, amizadetransformante com Deus, imersão na sua glória.A Cruz, dizíamos, se nos apresenta como um grande contraste, umverdadeiro choque. Ali se defrontam o ódio máximo e o amor maior; o aparentefracasso e a vitória final, já iniciada; a justiça e a misericórdia; asluzes e as trevas; a tristeza da morte e o borbulhar das "fontes da alegriade salvação" (Is, 12,3). A Cruz nos estimula ao sacrifício, ao heroísmo e aomartírio. Nela os missionários de todos os tempos encontravam inspiração eimpulso evangelizador. Todos os inumeráveis mártires de ontem e de hojeencontravam nela o ideal e a força para o sofrimento e para o enfrentamentoda própria morte, qualquer que fosse.A Cruz, ainda hoje, nos irmana na solidariedade com os que sofrem:doentes, encarcerados, injustiçados, excluídos... Para todos eles (e paranós também) o Crucificado é a resposta: "Não temais eu venci o mundo" (Jo16,33).Ao nos persignarmos com o sinal do cristão - como aprendemos desdeo Catecismo - professamos a nossa fé que brota da Cruz e nela se consumacomo vitória final. Não percamos o lindo costume de enriquecermos as salasde estar, salas de aula, de decisões maiores, estabelecimentos públicos -com a figura nobre e, ao mesmo tempo, triste do Crucificado. É perene apeloà justiça e honestidade. É garantia de acerto.Ao contemplarmos um pouco mais de perto o Crucificado, entenderemosmelhor os segredos de Jesus e teremos mais coragem para enfrentar oscontratempos do dia-a-dia e nossos olhos penetrarão nos abismos do Amor...A Cruz é uma das grandes maravilhas de um amor sem limites e semexplicações, de um amor humano-divino de total doação.


Fonte: Amai-vos

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade da Virgem Santa Maria



A festividade do nascimento da Mãe de Deus tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V. Porque foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática.


Fazendo uso desta referência, encontramos citações de São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado." [1]


Considerado o nascimento de Maria como o início histórico da obra da Redenção, o Calendário Litúrgico Bizantino abre suas portas festejando o nascimento da Virgem: "A celebração de hoje é para nós o começo de todas as festas". [2]


Maria é apresentada pela Liturgia como a "Virgem bela e Gloriosa" que Deus amou com predileção deste a sua eternidade desde toda a Criação como sua obra-prima, enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus e de Bem-aventurada Virgem. [3]


Segundo o espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós.


«Alegrem-se, portanto, os Patriarcas do Antigo Testamento que, em Maria, reconheceram a figura da Mãe do Messias. Eles e os justos da Antiga Lei aguardavam a séculos, serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos méritos de Cristo, o bendito fruto da Virgem Maria .


Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha.» [4]


Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria e os Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos Evangelistas. Só no Céu houve Festa, pois o Filho de Deus vê sua Mãe nascer.


Na vida da Virgem Maria a ordinariedade dos fatos sempre lhe acompanhou. Aquela que vivia o seu cotidiano de maneira despercebida aos olhos dos homens dá à Luz o Salvador. A humildade também lhe era característica pois ela sendo Rainha apresentou-se sempre como serva obediente.


Tem-se poucos registros históricos da cidade onde nascera Maria , mas por ser conhecida como "A Virgem de Nazaré", intui-se que foi lá que Joaquim e Ana (avós de Jesus) receberam de Deus a pequena Maria.


O mundo continuou seu curso dando importância a outros acontecimentos que depois seriam completamente esquecidos. Para Deus a grandeza dos fatos não está na proporção dos aplausos que o mundo lhe oferece, mas na serenidade de sua aceitação cumprindo a sua vontade.


Com freqüência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens.
Cresceu como todas as jovens, mas se distinguia por ser toda de Deus, guardando tudo em seu coração". [5]


A sua vida ,tão cheia de normalidade, ensina-nos a agir em tudo com olhos postos em Deus numa perpétua oferenda ao Senhor.


Maria é a aurora que preconiza a vinda Sol, o Sol da justiça que traz à luz aqueles que estão nas trevas do pecado.



Fonte: Ecclesia